
Chris Redfield, sobrevivente do incidente na mansão, segue sua luta contra o legado negro da antiga Umbrella Corporation. Vivendo agora com um grande sentimento de culpa pela morte de sua velha amiga, Jill Valentine, que foi morta em missão. Após um longo período lutando incansavelmente contra a venda e produção de bio-armas, a serviço da atual empresa a qual serve, conhecida como Bioterrorism Security Assesment Alliance (BSAA), que age contra o bioterrorismo. Em 2008, Chris é enviado a Kijuju, uma cidadezinha situada na África, com a missão de capturar um contrabandista de bio-armas, Ricardo Irving. Chris aparenta estar cansado de lutar, e sempre se pergunta se vale mesmo a pena o esforço. Ao chegar em Kijuju, Chris conhece sua nova parceira: Sheva Alomar, membro da BSAA africana. Os dois logo se tornam amigos, a ponto de Chris se lembrar do que houve com Jill, e passar a temer que aconteça algo parecido com Sheva. Mesmo assim, ele segue sua caçada, e adentra os portões de Kijuju, logo sendo notado pelos moradores. Eles encontram Reynard Fisher, um infiltrado da BSAA, os agentes recebem suas armas que Reynard guardava. Na rua, notam um morador sendo arrastado por dois homens, ao verem os heróis os agressores fogem deixando a vítima para trás. Chris então tenta socorrer o pobre homem, mas ele estranhamente o ataca. A dupla é obrigada a executá-lo. Seguindo em frente, uma macabra cena acontece: Reynard é pego pelos moradores e levado para um palanque numa praça, lá, é decaptado. Quando são avistados, Chris e Sheva agora têm de lutar contra todos os habitantes enfurecidos, que avançaram contra eles. Com a chegada do apoio aéreo, os moradores desaparecem. Chris então se lembra do relatório de Leon S. Kennedy; comentando um acontecimento semelhante, que durante uma missão na Europa os moradores também o atacaram sem motivo, sendo obra de um parasita conhecido como La Plaga, que deixa o hospedeiro completamente hostil. Mais tarde, durante um outro ataque de moradores, Chris e Sheva recebem o apoio da equipe Delta da BSAA, liderada por Josh Stone. Chris obtém informações sobre Irving, além de uma imagem, consistida em uma mulher muito parecida com Jill. Eles encontram Irving, que logo depois foi resgatado por uma figura encapuzada, frustrando a investida. Até que mais um obstáculo surge: uma criatura voadora gigante que mais parece uma mistura de morcego com aranha. Depois de uma longa luta, o monstro Popokarim é abatido, e a dupla continua a missão em uma grande perseguição, sendo apenas um veículo da BSAA com Chris, Sheva e um soldado contra caminhões e motos guiados pelos habitantes enfurecidos. A perseguição termina ao anoitecer, mas seria o início de outro embate, agora a dupla teria que enfrentar uma criatura gigante humanóide (também similar ao enfrentado por Leon). Quando a aberração é morta, Chris decide deixar a missão de lado e ir procurar Jill, além de optar por seguir sozinho para não arriscar Sheva. Mas a moça se recusa, dizendo que os dois são parceiros e só irão se separar no fim. Um tempo depois, após passarem por uma refinaria de petróleo, onde estaria Irving, e após a fuga do mesmo, o pequeno barco de Chris, Sheva e Josh colide com o grande navio de Irving. A dupla sobe até a embarcação inimiga para finalmente capturarem Irving. Porém, o vilão decide parar de fugir e enfrentá-los, injetando em si mesmo um vírus estranho, que lhe transformou em um monstro deformado. Mesmo assim, não foi páreo para a dupla, que derrotou Irving e o interrogaram sobre a garota da foto. Ele fala sobre Excella Gionne, presidente da Tricell, uma base militar e uma mina subterrânea. Ambos então partem para o destino, mas não encontram Jill, apenas Excella em uma grande sala, acompanhada de Albert Wesker. A misteriosa figura encapuzada reaparece, agora lutando contra Chris e Sheva. Quando um intervalo acorre, Wesker retira o capuz da figura, que se revela a própria Jill Valentine, agora sob o domínio de Wesker. Chris e Sheva consegue retirar o P4 do tórax de Jill e fazê-la retornar à consciência. Jill manda Chris ir atrás de Wesker antes de ele liberar um vírus na atmosfera, contaminando todo o mundo. Quando Excella é localizada, é traída e infectada pelo Uroboros (o organismo que Wesker quer soltar na atmosfera). A moça se transforma em um monstro, sendo inevitavelmente morta. Ao alcaçarem Wesker, uma luta acontece. Agora, Wesker tem um ponto fraco indicado por Jill: o mesmo vírus que ele usava em seu corpo, se fosse usado em excesso, faria mal ao usuário. A dupla consegue injetar em Wesker diversas doses do experimento e o vilão foge para um jato, tentando libertar o Uroboros. A dupla o alcança, e derrubam o avião em um vulcão ativo. Na luta final, Wesker se enfurece e se infecta popositalmente com o Uroboros. Chris e Sheva são separados durante a luta, e ao ver Sheva em perigo, Chris chega a empurrar uma grande rocha para chegar até ela. Wesker é dado como morto na luta, pois foi atingido por dois disparos de RPGs de Chris e Sheva, que foram resgatados por um helicóptero, com Jill e Josh dentro. Ao ver a missão completada, e ainda saber que Jill e Sheva estão vivas, Chris finalmente obtém sua resposta: vale a pena lutar.
[editar] Personagens
[editar] Chris Redfield
O protagonista da trama, que esteve presente também nos jogos antigos de Resident Evil. Chris é o ex-membro do esquadrão S.T.A.R.S. e foi um dos fundadores da B.S.A.A. O rapaz é também bastante conhecido e respeitado na empresa. Ainda atormentado com a morte de sua parceira Jill Valentine, ele é enviado a Kijuju para capturar Ricardo Irving, que está envolvido em contrabando de armas biológicas. Na África, porém, ele irá descobrir verdades sobre eventos passados e, mais uma vez, confrontar Albert Wesker, com quem tem assuntos pessoais a tratar.
[editar] Sheva Alomar
Sheva perdeu os pais num acidente com armas biológicas. Revoltada, ela se juntou à milícias até que encontrou seu lugar na BSAA onde foi treinada por Josh Stone. Por conhecer bem Kijuju, foi designada como guia para Chris Redfield, e conta com suas habilidades para auxiliá-lo em sua missão de capturar Ricardo Irving. Sheva é a mais nova garota da série RE, inteligente, atraente e habilidosa é uma grande aliada em combate.
[editar] Albert Wesker
O ex-capitão do Time Alpha dos S.T.A.R.S. está envolvido nos principais incidentes envolvendo B.O.W.s atualmente. O inimigo mortal de Chris Redfield se alia a Excella Gione e utiliza os recursos da empresa Tricell para levar a cabo seu plano: impor uma nova ordem mundial. Frio, calculista e cada vez mais perigoso, Wesker se considera um deus e acredita que salvar o planeta é sua responsabilidade, mesmo que isso signifique erradicar a raça humana.
[editar] Excella Gionne
Oriunda de uma nobre família européia, Excella é especialista em engenharia genética. Ela utilizou as informações cedidas por Wesker para chegar ao posto de presidente da filial africana da Tricell Inc., continuando assim suas pesquisas interrompidas com a falência da Corporação Umbrella. É uma das responsáveis pelo incidente na zona autônoma de Kijuju.
[editar] Ozwell E. Spencer
Único fundador da Umbrella ainda vivo, Spencer se tornou recluso em seu castelo após a falência da Umbrella. Porém, é localizado pela B.S.A.A. e por Albert Wesker, que possui negócios pendentes com ele. Por outro lado, o velho também conhece antigos segredos sobre a origem e identidade do vilão, e a captura do idoso se torna decisiva tanto para Wesker quanto para a BSAA.
[editar] Jill Valentine
Esta misteriosa mulher aparentemente trabalha para a Tricell e, em sua primeira aparição, frustra a captura de Ricardo Irving. No decorrer do jogo é revelado que ela é Jill Valentine, sendo controlada por um implante colocado por Wesker. Depois de retirado o implante, ela passa a ajudar Chris e Sheva.
[editar] Ricardo Irving
Suspeito de bio-terrorismo e contrabandista de armas, Ricardo Irving é uma das peças principais do incidente em Kijuju. Gerente de uma refinaria de petróleo da Tricell, Irving é um homem sarcástico, mentalmente instável e ressente não ser respeitado da maneira que gostaria. Ele se transforma em um monstro marinho, após se infectar com a Control Plaga.
[editar] Josh Stone
Líder do Time Delta da BSAA, foi o mentor de Sheva Alomar e a enxerga como uma irmã caçula. Pertencente ao "braço" Oeste Africano da organização, Josh oferece suporte aos protagonistas em diversos momentos do jogo.
[editar] Alysson
Estava em Kijuju quando os moradores se tornaram assassinos frios e irracionais. É contaminado pelo parasita La Plaga e conseqüentemente morto por Chris e Sheva.
[editar] Elenco dos dubladores
Informações retiradas da entrada para o jogo no Internet Movie Database.[7]
Personagem Dublador
Chris Redfield Roger Craig Smith
Sheva Alomar Karen Dyer
Albert Wesker D.C. Douglas
Jill Valentine Patricia Ja Lee
Josh Stone T.J. Storm
Excella Gionne Nina Fehren
Ricardo Irving Allan Groves
Ozwell E. Spencer Adam D. Clark
Dan DeChant Jim Sonzero/Douglas Rye
Kirk Mathison Chris Mala
Dave Johnson Reuben Langdon
Reynard Fisher Liam O'Brien
HQ Dave Mallow
Woman in Trouble G.K. Bowes
[editar] Descrição das Mortes
Ozweel E. Spencer = perfurado por Wesker;
Reynard Fisher = decaptado por Executioner
Alysson = infectada e, posteriormente, morta por Chris e Sheva;
Dan Dechant = morto por um monstro;
Kirk Mathison = Kipepeo faz ele perder a direção do helicoptero e ele bate em um prédio
Dave Johnson = Esmagado Por Ndesu
Ricardo Irving = Injeta o Vírus em si mesmo
Excella Gionne = Mutada por Uruboros
Doug = Majini o mata com um Rocket Laucher - GOLD EDITION
Albert Wesker = morto numa explosão causada por mísseis de Lança Foguetes diparados por Chris e Sheva. (APARENTEMENTE)
[editar] Jogabilidade
Resident Evil 5 herdou muitos elementos de Resident Evil 4, seu antecessor. O mais notável, provavelmente, é a câmera posicionada atrás do personagem na altura dos ombros, mais pro lado direito. O sistema de combate também continua o mesmo. A mira laser não foi abandonada, já que proporciona maior precisão ao jogador. Porém, a Capcom decidiu manter o esquema de "parar para atirar", e ainda não se pode atirar andando. A faca não oculpa mais espaços no inventário, e é usada como arma secundária, da mesma forma vista em Resident Evil 4. As famosas sequências de Quick Time Events também estão de volta.
Uma das inovações do jogo é a da alta interação com o cenário. É possível usar certas ações com o personagem aliado para checar melhor a área, e algumas vezes é necessário para prosseguir. Em um desses momentos, Chris irá arremessar Sheva para um outro prédio, onde o agente não pode alcançar. Sheva então consegue um meio de fazer seu parceiro continuar a missão. Os galões de gasolina podem ser utilizados para causar explosões, e o jogador também pode atirar contra transformadores elétricos, derrubando-o contra um grupo de Majinis. Alguns comandos básicos podem ser executados, como mandar o outro personagem coletar munições, seguir sozinho ou com você. É possível também conceder ou pegar intens do inventário de Sheva.
Mesmo com o fato de que seu personagem companheiro possuir uma I.A. mais avançada e ser bastante ativo contra os inimigo(do contrário de Ashley de Resident Evil 4), não quer dizer que ele esteja imune a ataques. Sendo assim, há momentos que você terá de salvá-lo, e há momentos em que ocorre o oposto.
Os personagens principais(além dos presentes no The Mercenaries), ganharam uma bateria de golpes físicos que podem ser utilizados contra os inimigos quando os mesmos estão atordoados. Agora, o número de golpes é bem maior do que os vistos em Resident Evil 4. Dois personagens podem unir seus golpes contra um inimigo. Por exemplo, Chris soca o oponente, o mesmo recebe uma voadora de Sheva e no final Chris pode eliminá-lo com um golpe final.
Inimigos presentes no game se tornaram mais rápidos e estratégicos do que os zumbis e ganados em suas investidas contra o jogador, podendo escalar muros, segurar o personagem enquanto um outro inimigo o espanca, e utilizar armas de fogo. Eles também reagem de forma mais realista quando são feridos em certa parte do corpo.
O clima escuro e sombrio dos outros jogos foi deixado umpouco para trás, já que Resident Evil 5 se passa na África e o ambiente é extremamente ensolarado. Segundo Takeuchi, o clima claro poderia proporcionar uma experiência nova e poderia expor mais a qualidade gráfica.
Um modo coperativo foi incluido, agora, um jogador toma o comando de Chris, enquanto o outro controla Sheva. O modo foi muito bem recebido em sua estréia na série Resident Evil, que passou de uma experiência solitária a uma aventura em dupla. Muitos outros elementos conhecidos, mas que não estavam presentes em qualquer game de Resident Evil marcam presença no quinto episódio, como uma longa perseguição de veículos, envolvendo tiros e explosões.
O inventário retorna ao conceito antigo, possuindo 9 slots limitados para cada item coletado, e assim como visto em Resident Evil Outbreak, os itens presentes nele devem ser administrados em tempo real, ou seja, não é mais possível pausar enquanto o inventário é organizado. A forma de salvar o progresso do jogo não é via a clássica máquina de escrever, e sim por Checkpoints, que aparecem a cada vez que se avança uma parte do game.
As armas podem ser encontradas durante o jogo ou compradas. Diferente de Resident Evil 4, o Merchant não esta de volta para vender armas e equipamentos, e sim, a cada capítulo que você passa, o próprio sistema do jogo permite que você compre e faça upgrade nas armas usando dinheiro coletado na jogatina, assim, o jogador já pode iniciar a próxima rodada com a nova arma em mãos.
Uma lista de Trophies(Ps3) e Archievements(X-box 360) foram inseridas no jogo, consiste em ações específicas opcionais(como coletar todas as armas do jogo). Um troféu virtual é dado para o jogador a cada ação realizada com sucesso.
As dificuldades selecionáveis são: Amateur(Fácil), Normal, Veteran(Difícil) e Professional(Muito Difícil).
[editar] Visão Geral
Diferentemente de Resident Evil 4, que não apresentou muitas revelações em relação aos jogos antigos fora a queda da Umbrella, a história de Resident Evil 5, além de dar continuidade ao enredo do quarto capítulo, centra-se bastante nos fatídicos eventos de Raccoon City.
Logo no começo, os gráficos muito bem trabalhados do jogo impressionam, então, o jogador toma o controle de Chris Redfield sendo acompanhado por Sheva, e é colocado em frente a um dos portões que cercam Kijuju e deve seguir até o local onde está o informante e receber as armas padrões. Chegando na praça pública, surgem os primeiros inimigos, também criados a partir do Las Plagas, porém, é uma variação mais poderosa. O trabalho sonoro é um dos melhores apresentados na franquia, tanto para as vozes dos personagens quanto para o ambiente, aumentando ainda mais o clima de tensão do jogo.
Conforme se avança no jogo, podem ser encontrado os tradicionais Files, arquivos de textos que são marcas registrada de Resident Evil, e que agora possuem um tamanho relativamente maior. Eles são ricos em detalhes tanto para a história de Resident Evil 5 quanto para os antigos. Um dos destaques que podem ser conferidos no jogo são as origens do vírus Progenitor, o primeiro descoberto pela Corporação Umbrella, que viria a criar o T-Vírus a partir deste. Chris ocasionalmente sofre alguns Flashbacks do dia em que sua parceira Jill Valentine foi morta em uma missão.
Mais para o meio do jogo, ele acaba por descobrir que Jill esta viva, então, a trama é rapidamente revertida de uma missão de captura a uma missão de salvamento, já que Jill esta nas mãos Albert Wesker, e o vilão pretende usar os atributos de um novo vírus e os conhecimentos de Ozwell E. Spencer para gerar uma catástrofe mundial, iniciando uma nova seleção natural de humanos superiores. Falando no criador da Umbrella, Spencer é finalmente visto em um jogo de Resident Evil, suas ambições envolvendo a empresa são reveladas nas cenas da conversa com Wesker.
Entretanto, alguns elementos incomodaram bastante os fãs de Resident Evil, principalmente o a parte final do jogo, onde os inimigos portam armas de fogo, aumentando a ação desenfreada e se distanciando mais e mais do medo e terror. Os níveis "Amateur" e "Normal" são bastante fáceis e não apresentam muitos desafios. A falta de quebra cabeças é outro ponto negativo para os fãs.
[editar] Modos e Conteúdos Extras
The Mercenaries - Modo de sobrevivência presente em Resident Evil 4 e que teve sua origem em Resident Evil 3 Nemesis. Aqui, o jogador deve acumular o maior número de inimigos mortos enquanto uma contagem regressiva de 5 minutos corre. O jogador pode escolher entre Chris e Sheva no começo, mas conforme se avança no modo, é habilitado novos personagens como Jill e Wesker, além de cenários novos. Também é possível jogar 2 jogadores neste modo.
Play As Sheva - Quando o jogador termina pela primeira vez o jogo com o protagonista Chris, Sheva é habilitada para o modo principal.
Roupas Adicionais - Há 4 roupas extras. Sendo 2 para Chris e 2 para Sheva.
Armas Secretas - Novas armas podem ser habilitadas. Hydra, uma poderosa Shotgun de 3 canos. HandCannoon, a Magnum mais poderosa do game vinda de Resident Evil 4. Gatling Gun, metralhadora giratória exclusiva para Chris. Long Bow, arco e flechas de uso exclusivo para Sheva, mas a arma não possui mira laser.
Dificuldade Profissional - O jogo torna-se muito mais difícil.
Library Files - Arquivos especiais que resumem umpouco a história dos personagem e a história de Resident Evil.
Figurines - São figras virtuais dos personagens presentes em Resident Evil 5. Elas possuem um arquivo de voz com uma frase para cada personagem.
Filters - São filtros de tela, mudando o aspecto ou a coloração do ambiente.
Decorações para Playstation Home - Itens decorativos que podem ser obtidos jogando. Exclusivo para os donos de Playstation 3.
[editar] Versões Diferentes
[editar] WII
Existem especulações de que uma versão para o nintendo WII estaria em planos da Capcom, mais as limitações de hardware do console só poderiam rodar uma versão de baixa qualidade do game, mesmo assim é posivel encontrar imagens na internet de uma posivel versão para nintendo WII
[editar] PC
A versão para computadores recebeu alguns extras que não estavam presentes na versão dos consoles. A diferença mais surpriendente talvez seja o modo "No Mercy"(Sem piedade) para o The Mercenaries. O modo não altera os objetivos do The Mercenaries, mas agora o jogador terá que se preocupar com o número de inimigos, que é triplicado. O resultado é uma multidão de Majinis no seu encalço. Chris e Sheva ganharam, cada um deles, uma roupa adicional, exclusiva para a versão de PC.
[editar] Gold Edition
Uma versão "Director's Cut" de Resident Evil 5 foi anunciada para 2010. O game poderá ser obtido via DLC ou com a compra do disco normal. A edição se chamara "Resident Evil 5 Gold Edition" e terá como principais extras:
Lost in Nightmare - No cenário, o jogador terá de sobreviver a missão onde mostra Chris Redfield e Jill Valentine invadindo o palácio do Ozwell E.Spencer, um dos criadores da Umbrella(Fatos vistos nos Flashbacks presentes no game normal). Além de lidarem com inúmeros quebra-cabeças e armadilhas espalhadas pelo cenário, terão de enfrentar também um assassino monstruoso que foi solto na mansão, e no final, Albert Wesker. O extra durará em média duas horas.
Desperate Escape - Ao ser libertada por Chris do controle de Wesker, Jill Valentine corre contra o tempo para tentar encontrar um meio de fuga e auxiliar Chris e Sheva na batalha. No caminho, Jill se encontra com o líder da força Delta da B.S.A.A., Josh Stone, e ambos seguem juntos para ajudar a dupla companheira na missão.
The Mercenaries Reunion - Possui a mesmos atributos do The Mercenaries normal, porém, agora o extra contará com novos personagens, sendo eles, Barry Burton, Rebecca Chambers, Josh Stone, Excella Gionne, e 4 roupas alternativas de Chris e Sheva.
Roupas inéditas - As 4 novas roupas de Chris e Sheva também podem ser utilizadas no game normal, sendo duas delas retiradas da versão de PC, e as outras duas inéditas.
Figuras Extras - Consiste nas figuras adicionais de personagens, os 8 presentes em Mercenaries Reunion.
Modo No Mercy - O modo, até então exclusivo para as versões de PC, será acessível.
A expansão já esta disponível para download na X-box Live e PSN. A edição em disco físico será lançada para ambas as plataformas em março de 2010.
[editar] Polêmicas
Após o primeiro Teaser liberado em 2005, O trailer exibido em 2007 pela E3, foi um grande sucesso entre os fãs. O vídeo mostrava em Chris Redfield chegando na vila africana, quando os moradores começam a emboscá-lo e atacar o agente incansávelmente. No final, também foi revelada uma mulher oculta.
Enquanto os fãs tentavam descobrir quem era a "mulher do tubo", a Capcom recebeu graves acusações de racismo, pelo fato de os produtores colocaram um protagonista branco(Chris) atirando e matando negros(Majinis, inimigos do game).
Apesar dos responsáveis pelo game afirmarem que não há alguma intensão de apologia ao racismo, para tentarem "amenizar" as acusações, muitos Majinis brancos foram adicionados(mesmo sendo improvável, pois o ambiente do jogo situa-se na África), e Chris ganhou uma parceira africana chamada Sheva Alomar, o que mais tarde veio a calhar, já que inovou a série gerando o modo Coop.
[editar] Campanhas Virais
Em Dezembro de 2008, a Capcom lançou uma campanha de marketing para promover o jogo, criando o site oficial. Esse era repleto de enigmas e mensagens codificadas. Ocasionalmente, conteúdos eram liberados sobre o jogo. O Blog fictício "Experience Kijuju" também foi criado. Esse consistia em um personagem fictício chamado Adam, que postava no blog o seu dia a dia em Kjuju(vila onde se passa a história de Resident Evil 5), desde a infecção com a Plaga que afetou os moradores até a chegada da B.S.A.A. Uma pequena série com atores reais de 5 episódios foi ao ar. Chris era o personagem central e a cada episódio revelado, a Capcom mostrava umpouco do que aconteceu com ele após os eventos de Resident Evil 5, e também liberava detalhes dos inimigos do jogo(como os Lickers, Ndesu e o monstro marinho). A campanha terminou em março de 2009, pouco tempo depois do lançamento oficial de Resident Evil 5.
[editar] Personagens
[editar] Chris Redfield
O protagonista da trama, que esteve presente também nos jogos antigos de Resident Evil. Chris é o ex-membro do esquadrão S.T.A.R.S. e foi um dos fundadores da B.S.A.A. O rapaz é também bastante conhecido e respeitado na empresa. Ainda atormentado com a morte de sua parceira Jill Valentine, ele é enviado a Kijuju para capturar Ricardo Irving, que está envolvido em contrabando de armas biológicas. Na África, porém, ele irá descobrir verdades sobre eventos passados e, mais uma vez, confrontar Albert Wesker, com quem tem assuntos pessoais a tratar.
[editar] Sheva Alomar
Sheva perdeu os pais num acidente com armas biológicas. Revoltada, ela se juntou à milícias até que encontrou seu lugar na BSAA onde foi treinada por Josh Stone. Por conhecer bem Kijuju, foi designada como guia para Chris Redfield, e conta com suas habilidades para auxiliá-lo em sua missão de capturar Ricardo Irving. Sheva é a mais nova garota da série RE, inteligente, atraente e habilidosa é uma grande aliada em combate.
[editar] Albert Wesker
O ex-capitão do Time Alpha dos S.T.A.R.S. está envolvido nos principais incidentes envolvendo B.O.W.s atualmente. O inimigo mortal de Chris Redfield se alia a Excella Gione e utiliza os recursos da empresa Tricell para levar a cabo seu plano: impor uma nova ordem mundial. Frio, calculista e cada vez mais perigoso, Wesker se considera um deus e acredita que salvar o planeta é sua responsabilidade, mesmo que isso signifique erradicar a raça humana.
[editar] Excella Gionne
Oriunda de uma nobre família européia, Excella é especialista em engenharia genética. Ela utilizou as informações cedidas por Wesker para chegar ao posto de presidente da filial africana da Tricell Inc., continuando assim suas pesquisas interrompidas com a falência da Corporação Umbrella. É uma das responsáveis pelo incidente na zona autônoma de Kijuju.
[editar] Ozwell E. Spencer
Único fundador da Umbrella ainda vivo, Spencer se tornou recluso em seu castelo após a falência da Umbrella. Porém, é localizado pela B.S.A.A. e por Albert Wesker, que possui negócios pendentes com ele. Por outro lado, o velho também conhece antigos segredos sobre a origem e identidade do vilão, e a captura do idoso se torna decisiva tanto para Wesker quanto para a BSAA.
[editar] Jill Valentine
Esta misteriosa mulher aparentemente trabalha para a Tricell e, em sua primeira aparição, frustra a captura de Ricardo Irving. No decorrer do jogo é revelado que ela é Jill Valentine, sendo controlada por um implante colocado por Wesker. Depois de retirado o implante, ela passa a ajudar Chris e Sheva.
[editar] Ricardo Irving
Suspeito de bio-terrorismo e contrabandista de armas, Ricardo Irving é uma das peças principais do incidente em Kijuju. Gerente de uma refinaria de petróleo da Tricell, Irving é um homem sarcástico, mentalmente instável e ressente não ser respeitado da maneira que gostaria. Ele se transforma em um monstro marinho, após se infectar com a Control Plaga.
[editar] Josh Stone
Líder do Time Delta da BSAA, foi o mentor de Sheva Alomar e a enxerga como uma irmã caçula. Pertencente ao "braço" Oeste Africano da organização, Josh oferece suporte aos protagonistas em diversos momentos do jogo.
[editar] Alysson
Estava em Kijuju quando os moradores se tornaram assassinos frios e irracionais. É contaminado pelo parasita La Plaga e conseqüentemente morto por Chris e Sheva.
[editar] Elenco dos dubladores
Informações retiradas da entrada para o jogo no Internet Movie Database.[7]
Personagem Dublador
Chris Redfield Roger Craig Smith
Sheva Alomar Karen Dyer
Albert Wesker D.C. Douglas
Jill Valentine Patricia Ja Lee
Josh Stone T.J. Storm
Excella Gionne Nina Fehren
Ricardo Irving Allan Groves
Ozwell E. Spencer Adam D. Clark
Dan DeChant Jim Sonzero/Douglas Rye
Kirk Mathison Chris Mala
Dave Johnson Reuben Langdon
Reynard Fisher Liam O'Brien
HQ Dave Mallow
Woman in Trouble G.K. Bowes
[editar] Descrição das Mortes
Ozweel E. Spencer = perfurado por Wesker;
Reynard Fisher = decaptado por Executioner
Alysson = infectada e, posteriormente, morta por Chris e Sheva;
Dan Dechant = morto por um monstro;
Kirk Mathison = Kipepeo faz ele perder a direção do helicoptero e ele bate em um prédio
Dave Johnson = Esmagado Por Ndesu
Ricardo Irving = Injeta o Vírus em si mesmo
Excella Gionne = Mutada por Uruboros
Doug = Majini o mata com um Rocket Laucher - GOLD EDITION
Albert Wesker = morto numa explosão causada por mísseis de Lança Foguetes diparados por Chris e Sheva. (APARENTEMENTE)
[editar] Jogabilidade
Resident Evil 5 herdou muitos elementos de Resident Evil 4, seu antecessor. O mais notável, provavelmente, é a câmera posicionada atrás do personagem na altura dos ombros, mais pro lado direito. O sistema de combate também continua o mesmo. A mira laser não foi abandonada, já que proporciona maior precisão ao jogador. Porém, a Capcom decidiu manter o esquema de "parar para atirar", e ainda não se pode atirar andando. A faca não oculpa mais espaços no inventário, e é usada como arma secundária, da mesma forma vista em Resident Evil 4. As famosas sequências de Quick Time Events também estão de volta.
Uma das inovações do jogo é a da alta interação com o cenário. É possível usar certas ações com o personagem aliado para checar melhor a área, e algumas vezes é necessário para prosseguir. Em um desses momentos, Chris irá arremessar Sheva para um outro prédio, onde o agente não pode alcançar. Sheva então consegue um meio de fazer seu parceiro continuar a missão. Os galões de gasolina podem ser utilizados para causar explosões, e o jogador também pode atirar contra transformadores elétricos, derrubando-o contra um grupo de Majinis. Alguns comandos básicos podem ser executados, como mandar o outro personagem coletar munições, seguir sozinho ou com você. É possível também conceder ou pegar intens do inventário de Sheva.
Mesmo com o fato de que seu personagem companheiro possuir uma I.A. mais avançada e ser bastante ativo contra os inimigo(do contrário de Ashley de Resident Evil 4), não quer dizer que ele esteja imune a ataques. Sendo assim, há momentos que você terá de salvá-lo, e há momentos em que ocorre o oposto.
Os personagens principais(além dos presentes no The Mercenaries), ganharam uma bateria de golpes físicos que podem ser utilizados contra os inimigos quando os mesmos estão atordoados. Agora, o número de golpes é bem maior do que os vistos em Resident Evil 4. Dois personagens podem unir seus golpes contra um inimigo. Por exemplo, Chris soca o oponente, o mesmo recebe uma voadora de Sheva e no final Chris pode eliminá-lo com um golpe final.
Inimigos presentes no game se tornaram mais rápidos e estratégicos do que os zumbis e ganados em suas investidas contra o jogador, podendo escalar muros, segurar o personagem enquanto um outro inimigo o espanca, e utilizar armas de fogo. Eles também reagem de forma mais realista quando são feridos em certa parte do corpo.
O clima escuro e sombrio dos outros jogos foi deixado umpouco para trás, já que Resident Evil 5 se passa na África e o ambiente é extremamente ensolarado. Segundo Takeuchi, o clima claro poderia proporcionar uma experiência nova e poderia expor mais a qualidade gráfica.
Um modo coperativo foi incluido, agora, um jogador toma o comando de Chris, enquanto o outro controla Sheva. O modo foi muito bem recebido em sua estréia na série Resident Evil, que passou de uma experiência solitária a uma aventura em dupla. Muitos outros elementos conhecidos, mas que não estavam presentes em qualquer game de Resident Evil marcam presença no quinto episódio, como uma longa perseguição de veículos, envolvendo tiros e explosões.
O inventário retorna ao conceito antigo, possuindo 9 slots limitados para cada item coletado, e assim como visto em Resident Evil Outbreak, os itens presentes nele devem ser administrados em tempo real, ou seja, não é mais possível pausar enquanto o inventário é organizado. A forma de salvar o progresso do jogo não é via a clássica máquina de escrever, e sim por Checkpoints, que aparecem a cada vez que se avança uma parte do game.
As armas podem ser encontradas durante o jogo ou compradas. Diferente de Resident Evil 4, o Merchant não esta de volta para vender armas e equipamentos, e sim, a cada capítulo que você passa, o próprio sistema do jogo permite que você compre e faça upgrade nas armas usando dinheiro coletado na jogatina, assim, o jogador já pode iniciar a próxima rodada com a nova arma em mãos.
Uma lista de Trophies(Ps3) e Archievements(X-box 360) foram inseridas no jogo, consiste em ações específicas opcionais(como coletar todas as armas do jogo). Um troféu virtual é dado para o jogador a cada ação realizada com sucesso.
As dificuldades selecionáveis são: Amateur(Fácil), Normal, Veteran(Difícil) e Professional(Muito Difícil).
[editar] Visão Geral
Diferentemente de Resident Evil 4, que não apresentou muitas revelações em relação aos jogos antigos fora a queda da Umbrella, a história de Resident Evil 5, além de dar continuidade ao enredo do quarto capítulo, centra-se bastante nos fatídicos eventos de Raccoon City.
Logo no começo, os gráficos muito bem trabalhados do jogo impressionam, então, o jogador toma o controle de Chris Redfield sendo acompanhado por Sheva, e é colocado em frente a um dos portões que cercam Kijuju e deve seguir até o local onde está o informante e receber as armas padrões. Chegando na praça pública, surgem os primeiros inimigos, também criados a partir do Las Plagas, porém, é uma variação mais poderosa. O trabalho sonoro é um dos melhores apresentados na franquia, tanto para as vozes dos personagens quanto para o ambiente, aumentando ainda mais o clima de tensão do jogo.
Conforme se avança no jogo, podem ser encontrado os tradicionais Files, arquivos de textos que são marcas registrada de Resident Evil, e que agora possuem um tamanho relativamente maior. Eles são ricos em detalhes tanto para a história de Resident Evil 5 quanto para os antigos. Um dos destaques que podem ser conferidos no jogo são as origens do vírus Progenitor, o primeiro descoberto pela Corporação Umbrella, que viria a criar o T-Vírus a partir deste. Chris ocasionalmente sofre alguns Flashbacks do dia em que sua parceira Jill Valentine foi morta em uma missão.
Mais para o meio do jogo, ele acaba por descobrir que Jill esta viva, então, a trama é rapidamente revertida de uma missão de captura a uma missão de salvamento, já que Jill esta nas mãos Albert Wesker, e o vilão pretende usar os atributos de um novo vírus e os conhecimentos de Ozwell E. Spencer para gerar uma catástrofe mundial, iniciando uma nova seleção natural de humanos superiores. Falando no criador da Umbrella, Spencer é finalmente visto em um jogo de Resident Evil, suas ambições envolvendo a empresa são reveladas nas cenas da conversa com Wesker.
Entretanto, alguns elementos incomodaram bastante os fãs de Resident Evil, principalmente o a parte final do jogo, onde os inimigos portam armas de fogo, aumentando a ação desenfreada e se distanciando mais e mais do medo e terror. Os níveis "Amateur" e "Normal" são bastante fáceis e não apresentam muitos desafios. A falta de quebra cabeças é outro ponto negativo para os fãs.
[editar] Modos e Conteúdos Extras
The Mercenaries - Modo de sobrevivência presente em Resident Evil 4 e que teve sua origem em Resident Evil 3 Nemesis. Aqui, o jogador deve acumular o maior número de inimigos mortos enquanto uma contagem regressiva de 5 minutos corre. O jogador pode escolher entre Chris e Sheva no começo, mas conforme se avança no modo, é habilitado novos personagens como Jill e Wesker, além de cenários novos. Também é possível jogar 2 jogadores neste modo.
Play As Sheva - Quando o jogador termina pela primeira vez o jogo com o protagonista Chris, Sheva é habilitada para o modo principal.
Roupas Adicionais - Há 4 roupas extras. Sendo 2 para Chris e 2 para Sheva.
Armas Secretas - Novas armas podem ser habilitadas. Hydra, uma poderosa Shotgun de 3 canos. HandCannoon, a Magnum mais poderosa do game vinda de Resident Evil 4. Gatling Gun, metralhadora giratória exclusiva para Chris. Long Bow, arco e flechas de uso exclusivo para Sheva, mas a arma não possui mira laser.
Dificuldade Profissional - O jogo torna-se muito mais difícil.
Library Files - Arquivos especiais que resumem umpouco a história dos personagem e a história de Resident Evil.
Figurines - São figras virtuais dos personagens presentes em Resident Evil 5. Elas possuem um arquivo de voz com uma frase para cada personagem.
Filters - São filtros de tela, mudando o aspecto ou a coloração do ambiente.
Decorações para Playstation Home - Itens decorativos que podem ser obtidos jogando. Exclusivo para os donos de Playstation 3.
[editar] Versões Diferentes
[editar] WII
Existem especulações de que uma versão para o nintendo WII estaria em planos da Capcom, mais as limitações de hardware do console só poderiam rodar uma versão de baixa qualidade do game, mesmo assim é posivel encontrar imagens na internet de uma posivel versão para nintendo WII
[editar] PC
A versão para computadores recebeu alguns extras que não estavam presentes na versão dos consoles. A diferença mais surpriendente talvez seja o modo "No Mercy"(Sem piedade) para o The Mercenaries. O modo não altera os objetivos do The Mercenaries, mas agora o jogador terá que se preocupar com o número de inimigos, que é triplicado. O resultado é uma multidão de Majinis no seu encalço. Chris e Sheva ganharam, cada um deles, uma roupa adicional, exclusiva para a versão de PC.
[editar] Gold Edition
Uma versão "Director's Cut" de Resident Evil 5 foi anunciada para 2010. O game poderá ser obtido via DLC ou com a compra do disco normal. A edição se chamara "Resident Evil 5 Gold Edition" e terá como principais extras:
Lost in Nightmare - No cenário, o jogador terá de sobreviver a missão onde mostra Chris Redfield e Jill Valentine invadindo o palácio do Ozwell E.Spencer, um dos criadores da Umbrella(Fatos vistos nos Flashbacks presentes no game normal). Além de lidarem com inúmeros quebra-cabeças e armadilhas espalhadas pelo cenário, terão de enfrentar também um assassino monstruoso que foi solto na mansão, e no final, Albert Wesker. O extra durará em média duas horas.
Desperate Escape - Ao ser libertada por Chris do controle de Wesker, Jill Valentine corre contra o tempo para tentar encontrar um meio de fuga e auxiliar Chris e Sheva na batalha. No caminho, Jill se encontra com o líder da força Delta da B.S.A.A., Josh Stone, e ambos seguem juntos para ajudar a dupla companheira na missão.
The Mercenaries Reunion - Possui a mesmos atributos do The Mercenaries normal, porém, agora o extra contará com novos personagens, sendo eles, Barry Burton, Rebecca Chambers, Josh Stone, Excella Gionne, e 4 roupas alternativas de Chris e Sheva.
Roupas inéditas - As 4 novas roupas de Chris e Sheva também podem ser utilizadas no game normal, sendo duas delas retiradas da versão de PC, e as outras duas inéditas.
Figuras Extras - Consiste nas figuras adicionais de personagens, os 8 presentes em Mercenaries Reunion.
Modo No Mercy - O modo, até então exclusivo para as versões de PC, será acessível.
A expansão já esta disponível para download na X-box Live e PSN. A edição em disco físico será lançada para ambas as plataformas em março de 2010.
[editar] Polêmicas
Após o primeiro Teaser liberado em 2005, O trailer exibido em 2007 pela E3, foi um grande sucesso entre os fãs. O vídeo mostrava em Chris Redfield chegando na vila africana, quando os moradores começam a emboscá-lo e atacar o agente incansávelmente. No final, também foi revelada uma mulher oculta.
Enquanto os fãs tentavam descobrir quem era a "mulher do tubo", a Capcom recebeu graves acusações de racismo, pelo fato de os produtores colocaram um protagonista branco(Chris) atirando e matando negros(Majinis, inimigos do game).
Apesar dos responsáveis pelo game afirmarem que não há alguma intensão de apologia ao racismo, para tentarem "amenizar" as acusações, muitos Majinis brancos foram adicionados(mesmo sendo improvável, pois o ambiente do jogo situa-se na África), e Chris ganhou uma parceira africana chamada Sheva Alomar, o que mais tarde veio a calhar, já que inovou a série gerando o modo Coop.
[editar] Campanhas Virais
Em Dezembro de 2008, a Capcom lançou uma campanha de marketing para promover o jogo, criando o site oficial. Esse era repleto de enigmas e mensagens codificadas. Ocasionalmente, conteúdos eram liberados sobre o jogo. O Blog fictício "Experience Kijuju" também foi criado. Esse consistia em um personagem fictício chamado Adam, que postava no blog o seu dia a dia em Kjuju(vila onde se passa a história de Resident Evil 5), desde a infecção com a Plaga que afetou os moradores até a chegada da B.S.A.A. Uma pequena série com atores reais de 5 episódios foi ao ar. Chris era o personagem central e a cada episódio revelado, a Capcom mostrava umpouco do que aconteceu com ele após os eventos de Resident Evil 5, e também liberava detalhes dos inimigos do jogo(como os Lickers, Ndesu e o monstro marinho). A campanha terminou em março de 2009, pouco tempo depois do lançamento oficial de Resident Evil 5.
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